©  2019 por SEO Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn - círculo cinza

Entenda a função de cada participante de um CT-e

Atualizado: 24 de Out de 2019

Nem sempre o frete se resumem ao remetente e destinatário, há outras diversas situações que envolvem diferentes tomadores e transportadoras, listaremos abaixo uma breve explicação sobre todos os envolvidos no transporte.



Emitente

É a empresa que emite o documento de transporte, a transportadora do CT-e.


Remetente

É quem da a saída da mercadoria transportada, normalmente é o emissor da NF-e.


Destinatário

Ponto final da entrega, é para quem a mercadoria será entregue, normalmente é o mesmo destinatário da NF-e vinculada ao conhecimento de transporte.


Recebedor

É utilizado para indicar onde a mercadoria será entregue, este caso aplica-se quando o local de entrega é um diferente do informado como destinatário, ou então em casos de redespacho, onde a mercadoria será entregue a outra transportadora que fará o restante da viagem, neste caso a transportadora de redespacho será o recebedor.


Tomador

É definido como tomador aquele que será o responsável pelo pagamento do serviço de transporte.

CIF: Tomador será o remetente.

FOB: Tomador será o destinatário.


Consignatário

É utilizado um consignatário quando há um terceiro envolvido no transporte, onde nem o remetente e nem o destinatário fará o pagamento do frete, quem fica responsável pelo pagamento é o consignatário.


Expedidor

Define-se como expedidor aquele que coletou o material primeiramente no remetente. Normalmente utilizada em casos de redespacho, esta informação serve para indicar a origem da mercadoria, quando ela não será coletada diretamente no remetente do conhecimento.



#SEOCorporativo #Transportes #CTe


2 visualizações