Entenda a função de cada participante de um CT-e
Atualizado: 24 de out. de 2019
Nem sempre o frete se resumem ao remetente e destinatário, há outras diversas situações que envolvem diferentes tomadores e transportadoras, listaremos abaixo uma breve explicação sobre todos os envolvidos no transporte.

Emitente
É a empresa que emite o documento de transporte, a transportadora do CT-e.
Remetente
É quem da a saída da mercadoria transportada, normalmente é o emissor da NF-e.
Destinatário
Ponto final da entrega, é para quem a mercadoria será entregue, normalmente é o mesmo destinatário da NF-e vinculada ao conhecimento de transporte.
Recebedor
É utilizado para indicar onde a mercadoria será entregue, este caso aplica-se quando o local de entrega é um diferente do informado como destinatário, ou então em casos de redespacho, onde a mercadoria será entregue a outra transportadora que fará o restante da viagem, neste caso a transportadora de redespacho será o recebedor.
Tomador
É definido como tomador aquele que será o responsável pelo pagamento do serviço de transporte.
CIF: Tomador será o remetente.
FOB: Tomador será o destinatário.
Consignatário
É utilizado um consignatário quando há um terceiro envolvido no transporte, onde nem o remetente e nem o destinatário fará o pagamento do frete, quem fica responsável pelo pagamento é o consignatário.
Expedidor
Define-se como expedidor aquele que coletou o material primeiramente no remetente. Normalmente utilizada em casos de redespacho, esta informação serve para indicar a origem da mercadoria, quando ela não será coletada diretamente no remetente do conhecimento.
#SEOCorporativo #Transportes #CTe